Vira e mexe estamos sempre falando desse tal "fluxo de caixa". É uma ferramenta de grande importância para colocar a vida financeira em ordem e encontrar a luz no fim do túnel . Ela vai ser sua grande aliada para melhorar sua situação financeira ao longo dos próximos meses. Anote todas as entradas (+) e todas as saídas (-) e mãos à obra!
Se você estiver sempre no vermelho, vai perceber que gasta mais do que ganha. Monte a previsão do seu fluxo de forma a alcançar um saldo positivo nos próximos meses. Ter esse controle é de extrema importância para realizar os ajustes necessários. Caso constate que será necessário realizar um empréstimo, lembre-se de buscar as melhores taxas de juros e lançar a parcela do empréstimo em sua planilha.
Lance o valor do empréstimo na planilha como “Outras Entradas”, mas não veja o empréstimo com uma simples entrada de dinheiro e sim uma dívida que deverá ser paga, por isso use este meio apenas quando for extremamente necessário. Lembre-se de lançar também o valor da parcela que sera paga.
Por outro lado, com um maior controle, você pode perceber que existe uma sobra de dinheiro e que está perdendo a oportunidade de realizar algum tipo de investimento.
Confira essas dicas para fazer o seu fluxo:
• Seja sincero ao listar suas despesas. Não se engane! Isso não ajudará em nada a reverter a situação.
• Se for o caso convide seu marido, esposa ou companheiro/a. É mais fácil buscar soluções conjuntas.
• Concentre-se para elaborar a planilha. Lembre-se até dos valores pequenos: cafezinho, dinheiro para o lanche do filho, cabeleireiro, depilação etc., pois parecem, a princípio irrelevantes, porém podem “abocanhar” boa parte do seu salário.
• Monte primeiro a coluna “previsão” e depois, ao longo do mês preencha a coluna “realizado”. Se os gastos ficarem acima do previsto é procurar identificar o que ocorreu, para evitar outro desvio no mês seguinte
F fatorial
Finanças com exclamação!
Frederico Matias Bacic
