sexta-feira, 11 de maio de 2012

O que é TR? (Taxa Referencial)




Com as mudanças na poupança anunciadas no começo no mês muito tem se falado na TR. “A poupança antiga continuará rendendo 6,17% a.a mais a TR, já as novas poupanças irão render 70% da Taxa Selic, quanto esta estiver abaixo de 8,5% a.a, mas a TR”, dizem os jornais. Mais muitas pessoas se perguntam “ o que é TR?”; “o que define a TR?”


A TR, Taxa Referencial, foi criada no Plano Collor II, com a intenção de ser uma taxa básica referencial dos juros a serem praticados no mês vigente e que não refletissem a inflação do mês anterior. Em 1990 foi usada como índice econômico de correção monetária, o que gerou protestos e ações na Justiça. Durante a fase mais aguda da Inflação Brasileira, havia ainda a TRD - Taxa Referencial Diária.
Atualmente é utilizada no cálculo do rendimento de vários investimentos, tais como títulos públicos, caderneta de poupança. E também em outras operações, tais como empréstimos do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), pagamentos a prazo e seguros em geral. A metodologia de cálculo da TR tem como base a taxa média mensal ponderada ajustada dos CDBs prefixados das 30 instituições financeiras selecionadas, sendo eliminadas as duas de menor e as duas de maior taxa média. A base de cálculo da TR é o dia de referência, sendo calculada no dia útil posterior. Sobre a média apurada das taxas dos CDBs é aplicado um redutor que varia mensalmente.

Frederico Matias Bacic