De acordo com Marx para que uma determinada mercadoria seja produzida ela deve ter um valor maior do que os custos de sua produção, os custos são referentes à força de trabalho e os meios de produção. É desse ponto que Marx apresenta a teoria de mais-valia. Exemplificando:
D- M- D’ -> D’ – D = Δ D (onde ΔD é a mais-valia)
(D’>D)
A mais-valia consiste no valor do trabalho não pago ao trabalhador, isto é, na exploração exercida pelo capitalista sobre os seus assalariados. Existem duas maneiras de aumentar a mais-valia; aumentando a mais-valia relativa, ou seja, melhorando a produção. Ou através da mais-valia absoluta que se dá através do aumento da jornada de trabalho. . Esse processo permite ao capitalista a obtenção do lucro, o produto da produção total subtraído pelas horas de trabalho remuneradas.
Podemos notar que durante o processo (D- M- D’) de produção de uma mercadoria ocorre um processo de valorização, isto é, ao final do processo de produção a mercadoria possui um valor maior do que a soma de todos os valores anteriormente utilizados em sua realização.
É importante ressaltar que, de acordo com Marx, durante esse processo (D- M- D’) o dinheiro deixa de ser um simples meio de troca e se transforma em Capital, o valor final é maior do que o inicial, “um valor que se valoriza”, definindo assim o processo de valorização.
Frederico Matias Bacic
