Ontem o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, decidiu nesta quarta-feira elevar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,25 ponto percentual, para 12,25%. A justificativa é a mesma de sempre: conter a inflação. Está certo que a notícia não é nenhuma surpresa era o único que poderiamos esperar no nosso Banco Central.
O UOL ainda quis, tentou mostrar o lado bom desse aumento dos juros para os investimentos de pessoas físicas, mas o resultado é patético. Ganhamos percentual irrisório pelo investimento (0,25% a mais) e pagamos muito pela educação, vestuário, contas de consumo, combustível, enfim o ganho do pequeno investidor é inversamente proporcional a sua necessidade de vida.
Já os bancos aumentam seus spreads e nos mostram balanços avantajados, provocando quebra de empresas que geram empregos. Já alguns comentaristas são mais felizes, pois têm muito dinheiro para ganhar e não precisam gastar para comer, se vestir, educar os filhos e bancar seu veículo entre outras despesas normais para nós, o povo.
Frederico Matias Bacic
